Pense e Viva

Troque a sua frigideira!

 

Certa vez, um homem que estava de férias, observava um senhor pescando sobre uma ponte. A cada peixe que o pescador pegava, retirava do bolso uma régua e com ela media o peixe. Quando o peixe era maior do que a régua, o pescador o devolvia á água; mas quando era menor ou de tamanho igual, então ele os colocava dentro de uma bolsa. Intrigado, o homem que observava o pescador aproximou-se dele e lhe perguntou: Senhor, estava observando-o pescar e percebi que a cada peixe que o senhor pesca, tira do bolso uma régua e os mede; e que sempre devolve á água os peixes maiores e guarda somente os menores, desculpe-me a curiosidade, mas porque procede dessa maneira? Então o pescador lhe respondeu: Faço isso porque minha frigideira é do tamanho dessa régua, e se o peixe for maior do que a régua, não caberá na frigideira, por isso os devolvo.

O pescador ficava apenas com os peixes que cabiam na sua frigideira! Imagine a quantidade de peixes grandes que ele soltou por não ter uma frigideira maior!

Ao meditar nessa história, automaticamente um versículo bíblico me salta à mente: “Então disse Jesus ao centurião: Vai, e seja feito conforme a tua fé. E naquela mesma hora o seu criado sarou”. (Mateus 8:13-13)

Em várias situações durante o seu ministério na terra, Jesus declara que a realização do milagre era fruto da fé daquele que o buscava.

No caso do pescador da frigideira pequena, não faltavam peixes grandes, o que faltava era uma frigideira maior. No nosso caso, em relação às nossas necessidades, não falta poder para Deus realizar os milagres, falta é mais fé para quem precisa recebê-los.

Muitas vezes nossa fé pequena acaba limitando o agir de Deus. É bem verdade que Ele é soberano e não precisa de nós para nada, mas Sua palavra diz que nossa fé move as Suas mãos.

O problema é que temos uma visão muito limitada das coisas e pensamos que Deus vê tudo da mesma forma que nós. Esquecemos que Ele é Deus, que Seu poder é ilimitado, que Ele é o dono do ouro e da prata: “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2:8) e que os pensamentos Dele são muito maiores do que os nossos: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (
Isaías 55:8,9)

Deus nos desafia a aumentar a nossa fé. O problema não é pouco poder, o problema é pouca fé. Creio que em muitas circunstâncias Deus está esperando mais fé da nossa parte para então agir.

Precisamos lembrar que não há impossíveis para Deus. Ele não está limitado pelo tempo, nem pelos poderes, nem pela força da natureza, Precisamos crer em algo maior, começar a ver como Deus vê.

Observe esse texto: “Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.
Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?
Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.
Então o levou fora da tenda, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência”. (
Gênesis 15:1-5)

Vamos resumir esse diálogo: Abrão pede a Deus que lhe dê um filho, Deus diz a Abrão que vai lhe dar uma nação!

Nada do que a nossa fé possa pedir à Deus será maior do aquilo que Ele tem pra nos dar! Precisamos sair da tenda, precisamos sair dessa visão limitada que temos e crescer em fé. Precisamos trocar de frigideira e parar de desperdiçar os peixes grandes!

Nossas dificuldades não determinam o que Deus pode fazer. Deus não se move pelo saldo de uma conta bancária, Deus não está limitado pelo valor de um holerite, essa é a nossa realidade. Mas não podemos viver apenas pela realidade que está diante dos nossos olhos, precisamos crescer em fé e criar espaço para as surpresas de Deus!

É por isso que Jesus ensinou: seja feito conforme a tua fé!

A fé é a certeza das coisas que ainda não se vê, mas que se esperam. Essa é basicamente a definição de Hebreus 11:1. A bíblia não diz que a fé é a realização das coisas que você consegue fazer com o quanto você ganha, ela diz que fé é ter a certeza da realização de coisas que você “espera”, que você “acredita” que irão acontecer, mesmo que você ainda não consiga enxergar na sua realidade.

O diabo tem conseguido travar o crescimento de muitas pessoas através de um pensamento errado de que prosperidade e abundância desagradam à Deus. O que desagrada à Deus é o uso dessa prosperidade para um fim que não glorifique o nome Dele.

Durante minha caminhada conheci muitas pessoas que, aos olhos humanos, não tinham a mínima condição de ser bem sucedidos na vida. Pessoas que vieram de lares destruídos e sem nenhuma estrutura, que passaram por muitas privações durante sua infância e até mesmo depois de adultos, que não tinham um bom cargo nem um bom salário, mas que entenderam que quando se tem fé, tudo é possível.

Essas pessoas jogaram fora suas frigideiras pequenas e compraram uma maior, mesmo antes de sair para pescar, porque tinham a certeza que Deus mandaria os peixes grandes.

E você, está contente com o tamanho da sua frigideira? Talvez você tenha o suficiente para viver bem na sua casa, mas lembre-se: Com uma frigideira maior você poderá alimentar muitas outras pessoas.

Não limite o agir de Deus na sua vida; tenha sonhos maiores, não há nenhum pecado nisso. Lembre-se: Será feito conforme a medida da tua fé!

Creio que Deus está tentando lhe dizer algo: É hora de trocar sua frigideira!

Pense nisso e ponha em prática.

Que o Senhor Jesus te abençoe.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Alguns campos com * são obrigatórios.








AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na leitura acima, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.