Pense e Viva

Livre-se do Fardo

O ser humano anda cansado ultimamente. O semblante abatido das pessoas, a irritação e a intolerância no trânsito, a impaciência nos relacionamentos, demonstram esse cansaço e muitas vezes são frutos dele.

Andamos como quem carrega uma pesada mochila, que começamos a encher tão logo abrimos os olhos ao acordar. Ela é bastante espaçosa. Alguns a enchem com as preocupações e ansiedades do dia a dia, outros não saem de casa sem carrega-la com as culpas, frustrações e fracassos do passado, há os que a usam para carregar as incertezas e os temores do futuro, e existem ainda os que conseguem carregar tudo isso junto, passado, presente e futuro dentro de uma mesma mochila. O resultado disso: Cansaço extremo, dormem exaustos e acordam cansados.

Não podemos fugir das responsabilidades que a vida nos impõe. O trabalho, a família, os sonhos e projetos sempre irão gerar uma dose de preocupação e ansiedade, mas isso tem que estar sob controle, não pode nos matar, nem nos fazer andar como mortos vivos.

O mundo está evoluindo muito rápido, o ser humano não foi criado para viver nessa velocidade. Crianças são treinadas para serem responsáveis e vencedores numa idade onde a única preocupação deveria ser cuidar dos seus brinquedos; meninas se tornam mães quando ainda deviam estar brincando de bonecas, produz-se um amadurecimento a “fórceps” sem uma estrutura física, emocional e espiritual para absorver tanta cobrança. As decepções e frustrações chegam com a mesma velocidade, trazendo consigo o cansaço e a exaustão. Talvez por isso os consultórios médicos estejam cada vez mais cheios; de crianças a idosos, sofrendo de hipertensão arterial, problemas cardíacos, obesidade e depressão.

O corpo sofre o cansaço que a alma produz!

Suplementos e vitaminas ajudam a produzir forças, mas não são suficientes para carregar essa mochila que já se transformou num pesado fardo,  é preciso mais do que isso, é preciso livrar-se dele!

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
(Mateus 11:28-30)

Há uma maneira de se livrar desse fardo: entrega-lo a Jesus. Ele nos chama para uma “troca”. Deixamos aos seus pés nosso fardo pesado e que nos cansa, e tomamos o Seu jugo e o Seu fardo que é leve. A única maneira de encontrar “alivio” e “descanso” é atendendo ao convite Dele.

Para que nossas ansiedades e preocupações estejam sob controle, precisamos tomar sobre nós o jugo que Jesus nos oferece. O jugo era um aparelho de madeira colocado sobre o pescoço de uma junta de bois, com o objetivo de fazê-los andar na mesma direção e na mesma velocidade. O que Jesus está nos dizendo é que precisamos nos “submeter”, estar debaixo da autoridade e do controle Dele, andando na direção e na velocidade que Ele determinar para a nossa vida. Seu jugo não é uma obrigação imposta por Ele, é um convite á uma vida com eficiência e qualidade, é uma oferta de amor.

Só Jesus pode carregar certos fardos que nós tentamos carregar; fardos esses que muitas vezes adquirimos por andar fora da direção e da velocidade por Ele indicada. O distanciamento de Deus gera desobediência, o homem não quer se submeter a Ele e acaba tornando-se escravo do sistema, atando-se a pesados fardos.

É tempo de aliviar a carga. É tempo de livrar-se dos fardos pesados. É tempo de aceitar o convite de Jesus.

No texto em que Jesus nos faz o convite (Mateus 11:28-30) encontramos quatro verbos: Ir, Tomar, Aprender e Encontrar. Livrar-se dos fardos pesados requer de nós as atitudes que esses quatro verbos demandam:

A primeira atitude é “ir” até Ele. Jesus não nos obriga a nada, a atitude de querer mudar deve ser nossa. Ir até Ele, busca-lo, é o primeiro passo.

A segunda atitude é “tomar” o seu jugo. Submeter-se a Cristo também é uma escolha do homem, mesmo sendo Deus, Ele não imporá a sua autoridade sobre ninguém que não queira ser guiado por Ele.

Terceira atitude, “aprender”. Após ir até Ele e sujeitar-se á Sua autoridade, é preciso caminhar com Ele. Quanto mais você caminha com alguém, mais o conhece. Conhecer a Ele fará com que a Sua vontade e direção sejam conhecidas por nós.

A quarta atitude é “encontrar”. Encontrar descanso é perceber na prática que Jesus faz a diferença quando O buscamos e a Ele nos submetemos. “Encontrar” é desfrutar de uma vida de paz, alegria e contentamento, mesmo em meio á correria do mundo.

Mas é preciso seguir a ordem dos verbos, não dá pra pular etapas. Ninguém encontrará descanso se não buscar á Cristo primeiro, ninguém encontrará descanso se não se submeter a Ele e a Sua vontade, ninguém encontrará descanso sem aprender Dele, caminhando com Ele.

Sabe aquela sua velha mochila? Ela já virou um fardo. Chegou a hora de você decidir o que fará com ela. Você pode optar entre continuar carregando-a, ou deixa-la aos pés de Jesus. Se você escolher trocar seu fardo pelo jugo de Cristo, sua coluna e sua alma irão agradecer, mas se você resolver continuar com ele, é melhor passar na farmácia e renovar o estoque de vitaminas, você irá precisar.

Pense nisso e ponha em prática.

Que o Senhor Jesus te abençoe.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Alguns campos com * são obrigatórios.








AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na leitura acima, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.