Pense e Viva

Eu não sou o seu guru!

Dia desses, assisti a um documentário no Netflix, intitulado: “Eu não sou o seu guru”.

O documentário mostra os bastidores e o que acontece durante os sete dias de palestras e treinamentos realizados por Tonny Robbins, um palestrante motivacional, escritor e coach de renome mundial que possui em sua vasta lista de clientes algumas celebridades como: Bill Clinton, Princesa Diana, Arnold Schwarzenegger, Andre Agassi entre outros.

Tonny já falou para mais de 3 milhões de pessoas em todo o mundo nos últimos 25 anos e já vendeu mais de 35 milhões de livros. É especialista em desenvolvimento pessoal e profissional e considerado por muitos o “pai do coaching”.

Em suas palestras, Tonny interage diretamente com o público. Usando seu profundo conhecimento de psicologia e métodos de programação neurolingüística, ele ouve os participantes e detecta rapidamente qual o problema, a causa e a atitude necessária para a solução. Mesclando tudo isso com frases de impacto, alguns palavrões, momentos de aeróbica e técnicas da nova era, ele leva seu público ao êxtase e a uma euforia impressionante.

Ao final dos sete dias de evento, a grande maioria das pessoas está super empolgada, afirmando que muita coisa mudará em sua vida a partir daqueles dias. Creio que, assim como muitos cristãos quando voltam de algum retiro espiritual, essa empolgação diminua à medida que o tempo passa, é o que chamamos de “efeito balão”, vai murchando com o passar dos dias e com a chegada das adversidades.

Creio que muitas daquelas pessoas gastariam todos os seus recursos para serem mentoriadas diariamente por Tonny Robbins. Tê-lo ao seu lado em todos os momentos direcionando suas decisões a cada circunstância, faria com que elas mantivessem o seu “balão” sempre cheio e conseguissem alcançar algumas mudanças.

Não quero aqui expor minha opinião sobre os métodos usados por Tonny Robbins, nem tampouco analisar se são bíblicos ou não; embora tenha minhas convicções, esse não é nosso objetivo com esse texto. O que quero, é compartilhar com você o que Deus falou ao meu coração sobre tudo isso.

Nós temos a oportunidade de ter uma pessoa constantemente ao nosso lado para nos orientar, aconselhar, ajudar, consolar, nos lembrar de tudo o que Jesus falou e até mesmo nos ensinar a orar como convém. Muito mais do que um “guru” ou um coach, Jesus nos promete um amigo inseparável.

Fico imaginando como era a vida dos discípulos quando Cristo caminhava com eles nessa terra. Provavelmente não tinham falta de nada. O mestre estava sempre presente, pronto para dar um conselho, para ensinar algum princípio do Reino através de alguma circunstância cotidiana e realizar algum milagre caso fosse necessário.

Mas Jesus voltou para o Pai! Não sem antes ter feito uma promessa maravilhosa, que se estende até os dias de hoje a todos nós:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós”.
(João 14:16-18)

Não estamos órfãos! O Pai nos enviou o seu Espírito Santo. Ele habita em nós, está conosco sempre, todos os dias e em todos os momentos, para nos ajudar e nos fazer vencer em todo tempo e em todo lugar. “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós”? (1 Coríntios 3:16)

Ele é muito mais sábio e poderoso do que qualquer homem na face da terra, seu poder é incomparável, assim como o seu amor; Ele conhece o nosso passado, as origens dos nossos problemas e a solução para eles, e mais do que isso, quer nos ajudar a resolver cada um deles, e quer saber algo ainda mais espetacular? Ele não cobra nada por isso! É de graça e pela graça, pois Ele passa a habitar em nós no exato instante em que rendemos nossa vida a Cristo.

Temos dentro de nós o Espírito Santo de Deus, mas muitas vezes vivemos em desespero e angústia, solidão e tristeza. Pedimos ajuda pra muitas pessoas que, apesar das boas intenções, nada podem fazer por nós. Nos sentimos sozinhos, abandonados, sem perspectivas de um futuro melhor, sem perceber que a solução está dentro de nós.

Ele espera pelo nosso chamado, anseia ouvir a nossa voz, não somente em momentos de dificuldades mas também para termos comunhão com Ele.

Ele tem as palavras exatas e as respostas certas, tem a força de que precisamos quando não conseguimos orar e a receita de como viver sem vazios mesmo quando tudo vai bem.

Sempre ensinei essa verdade para minhas filhas. Desde pequenas elas sabem disso e até hoje lembram e praticam…temos um grande amigo, seu nome é Espírito Santo.

Talvez você não tenha condições de participar de algum evento do Tonny Robbins, muito menos contratá-lo como seu coach particular, mas você pode, de graça e pela graça, entregar sua vida a Cristo e receber dentro de você a presença e o poder de um amigo inseparável.

Se você já fez isso, o que está esperando para viver em comunhão com Ele?

Ele está esperando que você dê a Ele liberdade para “estourar o seu balão” e transformar você numa pessoa determinada e feliz, em todo tempo e lugar.

Ele está te dizendo agora: “Não quero ser o seu guru, quero ser o seu amigo”.

Pense nisso e ponha em prática.

Que o Senhor Jesus te abençoe.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Alguns campos com * são obrigatórios.








AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na leitura acima, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.