Pense e Viva

Correndo com os cavalos

Alguma vez você já se sentiu desanimado, cansado por fazer o seu melhor e não ver o seu trabalho frutificar nem ser reconhecido? E pra piorar, você percebe que tudo dá certo na vida das pessoas ao seu redor, mesmo aqueles que não têm nenhum compromisso com Deus, mas da sua vida, parece que Deus se esqueceu?

Se você já se sentiu assim alguma vez, saiba que você não é o primeiro e não será o último a apresentar suas queixas perante Deus. Ás vezes nossa mente é invadida por pontos de interrogação; questionamos a nós mesmos e questionamos a Deus, buscando entender o “porque” das coisas, apresentamos nossos argumentos e justificativas e demonstramos que temos um senso aguçado de justiça própria e auto piedade.

A boa notícia é que não estamos sozinhos! Grandes personagens bíblicos também demonstraram esse comportamento diante de situações que desafiaram o seu entendimento lógico. Jeremias foi um deles!

Isso mesmo, um dos maiores profetas da bíblia também teve seus momentos de inconformismo e revolta: “Justo serias, ó SENHOR, ainda que eu entrasse contigo num pleito; contudo falarei contigo dos teus juízos. Por que prospera o caminho dos ímpios, e vivem em paz todos os que procedem aleivosamente?
Plantaste-os, e eles se arraigaram; crescem, dão também fruto; chegado estás à sua boca, porém longe dos seus rins.
Mas tu, ó Senhor, me conheces, tu me vês, e provas o meu coração para contigo; arranca-os como as ovelhas para o matadouro, e dedica-os para o dia da matança.
Até quando lamentará a terra, e se secará a erva de todo o campo? Pela maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto dizem: Ele não verá o nosso fim.
Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão”?
(Jeremias 12:15)

Jeremias está cansado de acordar de madrugada e proclamar as palavras que recebia do Senhor, por vinte e três anos ele fez isso sem ser levado a sério; em troca, recebe zombarias e agressões, é açoitado e preso várias vezes, e como se não bastasse tudo isso, ainda contempla a prosperidade dos ímpios.

Cansado de tudo isso, o corajoso profeta esmorece e começa a desabafar com Deus. Usando da intimidade que tinha com o Senhor, Jeremias começa a fazer perguntas: Porque os ímpios prosperam? Porque os que praticam o mal vivem uma vida em paz? Porque os rebeldes logram êxito no que fazem e frutificam se o Senhor está apenas nas suas bocas e não nos seus corações?

E após Jeremias ter falado tudo o que queria, chegou a vez do Senhor falar. Deus responde as perguntas do profeta com outra pergunta: “Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos”?

Em outras palavras, o que Deus está dizendo pra Jeremias é: Você já cansou? Você ainda nem chegou ao estágio que eu quero te levar e já está cansado? Se você está cansado de correr com gente que vai a pé, como você vai conseguir competir com os que vão a cavalo? O que você está fazendo hoje não é nada comparado como o que Eu tenho planejado para a tua vida Jeremias! E você já está querendo desistir? Você ainda não viu nada, você não imagina o quão grande é o que Eu tenho preparado pra você!

A velocidade atingida por um cavalo é muito maior do que a velocidade atingida por uma pessoa correndo. É um nível totalmente diferente, é uma outra realidade.

Jeremias está reclamando do presente, Deus está apontando para o futuro!

Creio que essa palavra se encaixa perfeitamente na vida de todos os que se sentem como Jeremias. Você pode enfrentar lutas, pode ter decepções e frustrações, pode não saber o “porque” de muita coisa, mas uma coisa você precisa saber: Deus tem algo muito maior pra você do que a realidade que você vive hoje! Os planos de Deus são muito maiores do que os nossos! Deus tem preparado um futuro muito maior do que o teu presente!

Pare de lamentar, pare de murmurar, pare de questionar. O que move o coração de Deus é a nossa fé e não as nossas lamentações.  Liberte-se do desânimo e busque a força que vêm do Senhor, Deus não te dará algo que você não consiga suportar.

Precisamos tomar posse disso, buscar em Deus viver em outro nível, em outra velocidade, mesmo que isso signifique enfrentar maiores adversidades. Devemos lembrar que, à medida que cresce o propósito, as adversidades também crescem, porém, as vitórias também serão maiores. Enquanto Davi era pastor ele lutava contra ursos e leões, mas para ser rei ele precisou derrotar um gigante.

Devemos escolher correr com os cavalos, sem medo das adversidades. Devemos ansiar viver os planos que Deus tem para nós.

Não importa se o reconhecimento e os frutos não estão aparecendo, você não ficará para sempre nesse estágio. Seus adversários serão outros e suas conquistas, muito maiores!

Ore ao Senhor para que o capacite, prepare-se para o próximo nível.

Que venham os cavalos!

 

Pense nisso e ponha em prática.

Que o Senhor Jesus te abençoe.

 

3 ComentáriosDeixe um comentário

  • Em dia de desânimo resolvi aparecer por aqui e me deparo com a mensagem “mais lida do mês”, para renovar a palavra que o Senhor já havia me dado né! Um abraço meus queridos..

  • Olá Greicy. Obrigado por acessar o blog. Dias de desânimo aparecem, mas Deus sempre nos fortalece. Prepare-se, você será levada a um nível mais elevado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Alguns campos com * são obrigatórios.








AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na leitura acima, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.