Pense e Viva

Cópia ou Original, O Que Você é?

“E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.
E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu”.
(1 Samuel 17:38-40)

O capítulo 17 do livro de 1 Samuel narra uma das histórias mais marcantes da bíblia: a vitória do jovem Davi sobre o gigante Golias. Cada detalhe relatado nesse texto nos ensina grandes lições. As atitudes de Davi, até então um simples pastor de ovelhas, diante de uma situação tão desafiadora, nos mostram o tipo de pessoa que Deus procura para realizar a sua obra.

Dentre muitas características, Davi demostra, acima de tudo, sua autenticidade. Ele é verdadeiro em tudo, na sua maneira de pensar e no seu agir.

Depois de se oferecer para enfrentar o gigante, Davi recebe a armadura do rei Saul para usar, a fim de estar mais protegido para a batalha.

O texto bíblico diz que Davi não conseguiu andar com aquela armadura. Saul era muito mais alto e muito mais forte do que Davi. Além disso, o pequeno pastor nunca havia estado em uma guerra antes, seu campo de batalha eram os campos onde ele pastoreava as ovelhas de seu pai, ele estava acostumado a manusear um cajado e não vestimentas de guerra. Davi tirou de sobre si aquela armadura e partiu para a batalha contra o gigante usando as armas que ele conhecia e sabia manusear.

Davi foi autêntico! Não tentou impressionar o rei, e isso foi crucial para a sua vitória.

Ele não estava acostumado a usar armaduras, mas sabia usar uma funda como ninguém; seus adversários eram os animais que vinham tentar matar alguma das suas ovelhas, ele nunca havia enfrentado um gigante antes, não conhecia nada sobre estratégias militares, mas sabia muito sobre relacionamento com Deus!

Deus sempre esteve presente no dia a dia de Davi. Ele sabia que para vencer aquela batalha, não precisava usar a estratégia de outros, bastava ser ele mesmo, crendo no mesmo Deus que sempre o acompanhava.

Autenticidade e fé são ingredientes fundamentais para vencer batalhas!

Muitas pessoas não conseguem vencer certas lutas porque usam estratégias de outros, não estão acostumados com aquele método, mas tem esperança que se deu certo pra alguém, dará certo pra elas também.

O ser humano tem o hábito de imitar os outros. Não devemos ser uma cópia de alguém. Se há alguém que devemos imitar, esse alguém é Cristo. Deus não quer que você ore imitando o jeito de ninguém, Ele quer ouvir a tua voz, do jeito que você sabe orar. Mesmo que você não saiba se expressar com tanta eloquência como o seu pastor, saiba que, o que Deus mais aprecia é uma oração sincera e autentica. Você não precisa ser um pastor para ser ouvido por Deus, basta ser você mesmo.

A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa, mas está criando uma cultura preguiçosa, do Ctrl C+ Ctrl V. Podemos e devemos pesquisar e ler sobre aquilo que Deus já revelou a outros, isso nos edifica e nos fortalece, esse, inclusive, é um dos objetivos desse blog, mas nossa busca não pode se resumir a isso, o Espírito Santo têm muito mais para nos falar sobre o assunto, Ele quer trazer uma revelação pessoal à nossa vida, quer nos revelar estratégias de acordo com as nossas necessidades.

Temos a escolha de passar a vida contando testemunhos de alguém, ou tendo nossos próprios testemunhos pra contar. Aquilo que deu certo para seu irmão, talvez não funcione para você. É bem verdade que sempre aprendemos algo com a experiência dos outros, mas precisamos ter comunhão com Deus e receber Dele o direcionamento para vencer as batalhas.

Davi sabia que a vitória não estava condicionada á armas ou estratégias, ele sabia que a diferença estava em ter ou não ter uma aliança com Deus. Davi sabia de onde vinham as suas vitórias, ele conhecia o Seu Deus e era por Ele conhecido.

Não viva de uma espiritualidade emprestada, não seja um cristão que vai a igreja porque todos os seus amigos vão; não se contente somente em conhecer a história de Jesus, mas empenhe-se em conhecer o Jesus da história.

Não coloque a sua fé em métodos ou equipamentos, ponha a sua fé em Deus. Não importa o quão fraco e insignificante você pareça ser, não importa o que pensam sobre você, o que importa é o que Deus sabe sobre você.

“Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.
(1 Samuel 17:44-45)

Deixe de lado tudo o que não faz parte de você mesmo, aquilo que te faz sentir desconfortável, mas que você insiste em continuar usando para impressionar ou agradar alguém. Lute com as armas que você tem, é com elas que Deus te fará vencer.

“E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão”.
(1 Samuel 17:49-50)

Você conhece o final dessa história. Davi derrotou o filisteu e Israel venceu a batalha. A propósito, a única arma de guerra que Davi empunhou naquele dia foi a espada de Golias, e com ela cortou fora a cabeça do gigante, quando esse já estava morto. Para derrubá-lo, uma pedra e uma funda foram suficientes.

Para ser pastor de ovelhas, Davi precisava vencer ursos e leões, mas para ser rei, precisou derrotar um gigante. Independente do tamanho do adversário, ele sempre usou a mesma arma, aquela que ele sabia manusear, e o resultado sempre foi vitória.

O que você tem nas mãos para lutar? Seja autêntico e o Senhor será contigo!

Pense nisso e ponha em prática.

Que o Senhor Jesus te abençoe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Alguns campos com * são obrigatórios.








AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na leitura acima, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.