Pense e Viva

Ansiosos e Insensíveis

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
(Mateus 6:25-34)

Estava lendo um livro chamado Trovão Inverso, do escritor Eugene Peterson, quando me deparei com o seguinte pensamento: “a criação é imensamente complexa, repleta de vida, formas, cores e aromas! E eu passo por ela cego, surdo e mudo, tateando para encontrar meu caminho, estupidamente absorto em colocar um pé na frente do outro, vendo apenas uma fração do que existe”.

Parei para meditar na profundidade dessas palavras e instantaneamente me veio à mente o texto acima citado, de Mateus 6:25-34.

Passamos grande parte de nosso tempo lutando contra a ansiedade, focados nos problemas e batalhas que enfrentamos, absorvidos pelas tarefas diárias, andamos como quem olha somente para o chão. Esquecemo-nos de contemplar as maravilhas da criação, deixamos de lembrar o quão poderoso é Deus ao não perceber, nas pequenas coisas, a manifestação do Seu poder.

Estamos sempre à espera de um milagre, de algo “extraordinário” e não percebemos, nas coisas “ordinárias” do dia a dia, que coisas extraordinárias acontecem a todo instante ao nosso redor. Nossa ansiedade nos torna insensíveis, e como escreveu Eugene Peterson… cegos, surdos e mudos.

Devemos lutar, batalhar e vencer, mas sem nunca perder a sensibilidade de enxergar, ouvir e sentir o agir de Deus ao nosso redor.

Olhe ao seu redor, perceba a criação. A chuva continua caindo, dando crescimento às flores e às ervas; ouça o canto dos pássaros que vivem na natureza e lembre que Deus continua alimentando-os. Enxergue um milagre diário nessas coisas que parecem ser tão simples, e através delas, lembre-se que Deus continua agindo!

Tire por alguns instantes os seus olhos dos problemas e olhe ao seu redor. Deus está tentando te dizer algo. Ele está tentando te dizer que Ele não perdeu o poder, que Ele continua sendo Deus, que Ele está perto, mesmo que você não sinta, e que o teu problema, a tua batalha, não é algo que foge ao controle Dele. Alimentar os pássaros, fazer crescer as flores e as ervas, derrubar gigantes, curar enfermidades, libertar cativos, restaurar vidas, tudo isso continua fazendo parte da pauta do criador. No tempo exato Ele agirá.

Enquanto Ele trabalha, faça a sua parte, Busque em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas. Desfrute da presença do Senhor, contemple a Sua criação, perceba o extraordinário nas coisas ordinárias do dia a dia, propague o Reino de Deus para que a terra seja a extensão dos céus, dê sentido à sua vida e alegre-se, você vale mais do que um pássaro…Ele agirá em teu favor!

Pense nisso e ponha em prática.

Que o Senhor Jesus te abençoe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Alguns campos com * são obrigatórios.








AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na leitura acima, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.